TEC
Teatro Experimental de Cascais

FALAR VERDADE A MENTIR

de Almeida Garrett 

TEC Teatro Experimental Cascais
137ª produção | 2013
  

FALAR VERDADE A MENTIR
de Almeida Garrett
encenação Teresa Côrte-Real
cenografia e figurinos Fernando Alvarez
música original Maestro Hugo Neves Reis e Pedro F. Sousa
letra Raquel Veiga
coreografia Natasha Tchitcherova
fotografias Alfredo Matos 

interpretação Filipe Abreu, Gonçalo Romão, Paula Sá, Paulo B., Raquel Oliveira e Sérgio Silva

distribuição
Brás Ferreira Paulo B
Amália Raquel Oliveira
Duarte Guedes Gonçalo Romão
General Lemos Filipe Abreu
Joaquina Paula Sá
José Félix Sérgio Silva

produção Teatro Experimental de Cascais Estrutura financiada pelo Governo de Portugal - Secretário de Estado da Cultura/ Direcção Geral das Artes e Câmara Municipal de Cascais

Comédia escrita por Almeida Garrett em 1845 que oferece como ambiente a cidade de Lisboa em pleno século XIX e o cruzamento dos interesses de duas famílias burguesas e dos seus criados.
Um jogo entre amores e ambições, onde a mentira tropeça na verdade e o refinado sentido de humor do reconhecido autor português, abre caminho à reflexão crítica sobre a sociedade da época, satirizando os costumes de falsidade e da aparência, para além disso criticar numa vertente cómica, o oportunismo e a ganância.
Um tema que se reveste de grande actualidade, numa peça muito divertida, de apenas um acto. Um espectáculo direccionado em especial para os alunos do 3º ciclo do Ensino Básico.

Sobre o autor
Visconde João Baptista da Silva Leitão de Almeida Garrett (1799 - 1854) mas conhecido pelo seu apelido, Almeida Garrett, foi dos iniciadores do Romantismo e seu mais representativo autor. Foi também refundador do teatro português, criador do lirismo moderno, criador da prosa moderna, jornalista, orador, par do reino, ministro e secretário de estado honorário português. É por isso considerado por muitos como o escritor português mais completo de todo o século XIX.

M/ 6 anos 
duração 50 min.

21, 22 e 23 | 28, 29 e 30 JAN. 2013
11, 12 e 13 | 18, 19 e 20 FEV. 2013

Teatro Municipal Mirita Casimiro
Av. Fausto de Figueiredo, Estoril 


Fotografias
© Alfredo Matos 


Cartaz