
Espaço Memória
Teatro Experimental de Cascais
Dia Internacional da Mulher
Recordando Maria Lamas
A inauguração contou com a presença da escritora. A homenageada ouviu com a maior serenidade os elogios que lhe foram dirigidos por um grupo de intelectuais presentes na sessão. O debate designou-se "O que é ser mulher hoje em Portugal".
O naipe convidado para a sessão foi organizado por Helena Neves, subdirectora da revista Mulheres. Estiveram presentes as deputadas Alda Nogueira, Helena Cidade Moura, Teresa Santa Clara Gomes, Helena Reis e a então presidente da Câmara Municipal de Cascais Helena Roseta. No entanto, uma figura se destacava no debate, Natália Correia.
O grito de Natália Correia
Ao apresentar os intervenientes cometi a gafe de apresentar Natália como poetisa. Logo a sua voz ecoou naquele enorme espaço onde estavam dezenas de pessoas.
Poetisa não, Poeta.
Só não me atemorizei mais pelo facto de já ter privado com Natália Correia, quando a poeta traduziu para nós Fuentoevejuna de Lope de Veja, numa tradução extraordinária que valorizou a grande peça do dramaturgo. Um espectáculo marcante na carreira da nossa Companhia, com encenação de Carlos Avilez e cenário de Helena Reis. A intervenção de Natália Correia foi um momento de reflexão sobre a situação das mulheres em Portugal. Foi uma das maiores iniciativas organizadas por mim naquele Espaço Memória.
Passados dias, integrado na homenagem a Maria Lamas foi projectado o filme Maria Lamas – A Mulher e a Obra com a presença das jornalistas Maria Antónia Pala, Helena Neves e Antónia Fiadeiro.
Recordo hoje 40 anos depois, aquele Dia Internacional da Mulher. Tive o privilégio depois desta homenagem, de privar até ao final da vida de Maria Lamas.
Devo a Águeda Sena grande amiga de Maria Lamas esta aproximação.
Viva o Dia Internacional da Mulher 2023.
João Vasco
ESPAÇO MEMÓRIA
TEATRO EXPERIMENTAL DE CASCAIS
Por motivos que nos ultrapassam, este espaço cultural encontra-se temporariamente encerrado. Assim, foram canceladas as exposições que estavam desde há muito programadas, inclusive a exposição dedicada à grande figura do bailado Nureyev, programada para o dia 29 de Abril - Dia Mundial da Dança - a inaugurar em colaboração com a Fundação Nureyev na Suíça.
Também foram canceladas as visitas-guiadas que decorrem neste Espaço Memória.
Estamos convictos de que a Câmara Municipal de Cascais, na pessoa do seu Presidente Dr. Carlos Carreiras, nos ajudará a resolver inadiáveis problemas para que este espaço de cultura volte a ter a dignidade e o interesse dos muitos visitantes que nos procuram.
Agradecemos aos nossos colegas de Teatro, assim como aos muitos amigos do Teatro Experimental de Cascais, a solidariedade que nos têm dado neste momento complicado.
Teatro Experimental de Cascais
18 de Fevereiro de 2023
EXPOSIÇÕES
2008
Francisco Stoffel
Mário Viegas
Foto Tejo 6
2009
Eunice Muñoz
Delfins 25 anos culto pop
2010
Raúl Solnado "Façam o favor de ser felizes"
Amélia Rey-Colaço - exposição retrospectiva e apresentação do molde do busto da actriz, da autoria de Mestre Lagoa Henriques
De volta aos Teatros - exposição de fotografia de teatros recuperados em todo o país da autoria de Teresa Santos e Pedro Tropa
Fernanda Carvalho
António Feio
2010/2011
Carlos Paião, Compositor e Intérprete
2011
Nadir Afonso, Regresso impossível
2012
Eunice Muñoz
2013
Gil Cruz e Marita Moreno
2014
100 anos Mirita Casimiro
2015
50 anos de Cenografia e Figurinos no TEC
2016
Rei Lear no TEC - 26 anos
2017
Maria do Céu Guerra
2018
Celebrar Amália
João Aguardela - Esta vida de marinheiro
Michel Giacometti e o Cante
2019
Máquinas Falantes - colecção particular de António Tente
África Tempo - Entre duas realidades de Fátima Ramalho
2020
9+2 - O Teatro Experimental de Cascais no Teatro Gil Vicente
2021
o AVÔ das nossas CANTIGAS
2022
RUY DE CARVALHO - Retratos contados
Espaço Memória do Teatro Experimental de Cascais
Avenida Marechal Carmona 104, Cascais